Normal view MARC view ISBD view

A avaliação do programa de enriquecimento instrumental de Feurstein em estudantes com e sem dificuldades de aprendizagem /

by Santos, Francisco José Neves dos
Published by : FMH, ([Cruz Quebrada] :) Physical details: 267 p.; 30 cm Subject(s): Aprendizagem | Deficiente | Dificuldade de aprendizagem | Dificuldade na leitura | Doutoramento | Educação especial | Motivação | Relações familiares | Tarefa motora | Transferência da aprendizagem Year: 1997
    average rating: 0.0 (0 votes)
Item type Location Collection Call number Copy Status Date due
Tese Tese Faculdade de Motricidade Humana
FMH-BIBLIOTECA
Biblioteca Didática Tese D 198 (Browse shelf) 0 Available
Tese Tese Faculdade de Motricidade Humana
FMH-BIBLIOTECA
Tese D 199 (Browse shelf) 0 Apenas consulta local
Tese Tese Reitoria - SDP
SDP-Teses
Teses de doutoramento ULisboa TD043 FMH MH4 1998 (Browse shelf) 3 Sem empréstimo

Fonseca, Vítor Manuel Ferreira da Fonseca - Orientador. Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Educação Especial e Reabilitação. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. 1997

O objectivo principal do nosso trabalho, no primeiro estudo, foi avaliar os efeitos do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) na compreensão na leitura e habilidade cognitiva, junto de estudantes com problemas de aprendizagem e comportamento, utilizando uma carga horária diferenciada e consequentemente, um número diferente de instrumentos.

Quanto ao segundo estudo o objectivo principal foi avaliar os efeitos do PEI na compreensão na leitura e habilidade cognitiva, utilizando um seleccionado número de instrumentos, (três conjuntos de quatro instrumentos), "agrupados" em verbais, não verbais e mistos; aplicados a três grupos de estudantes.

No primeiro estudo participaram estudantes com problemas de aprendizagem e comportamento do primeiro ano do curso de pescador e marinheiro pescador, com idades entre os 14 e 20 anos. No segundo estudo a amostra era composta por estudantes com e sem problemas de aprendizagem que pertenciam ao quinto e sexto anos de escolaridade e as idades eram compreendidas entre os 10 e 14 anos.

Os resultados dos pré e pós-testes de ambos estudos foram recolhidos com base nos seguintes instrumentos: o teste de Matrizes Progressivas de Raven, para avaliar a habilidade cognitiva; o teste de Compreensão de Textos de Woodcock - Jonhson, para avaliar a compreensão na leitura.

As principais conclusões do primeiro estudo indicam: 1) em relação aos marinheiros pescadores a intervenção do PEI produziu resultados significativos na habilidade cognitiva, quando comparado com o grupo que recebeu apenas o currículo normal; 2) o PEI não produziu resultados significativos na habilidade cognitiva em relação aos pescadores; e 3) o PEI não produziu resultados significativos quer nos pescadores quer nos marinheiros pescadores na compreensão na leitura.

No segundo estudo o PEI produziu: 1) diferenças significativas na compreensão na leitura (grupos 2 e 3); e 2) o PEI produziu melhorias, embora não significativas, na habilidade cognitiva.

Click on an image to view it in the image viewer


© 2012, Universidade de Lisboa
Todos os direitos reservados - All rights reserved
Languages: