Normal view MARC view ISBD view

Amputado da coxa, avaliação da funcionalidade, do esquema corporal, da postura e da marcha /

by Baraúna, Mário António
Published by : FMH, (Lisboa :) Physical details: XII, 254 p.; 30 cm Subject(s): Deficiência motora | Doutoramento | Educação Especial | Equilíbrio neuro-motor | Esquema corporal | Membro inferior | Locomoção | Postura Year: 1997
    average rating: 0.0 (0 votes)
Item type Location Collection Call number Copy Status Date due
Tese Tese Faculdade de Motricidade Humana
FMH-BIBLIOTECA
Biblioteca Didática Tese D 180 (Browse shelf) 0 Available
Tese Tese Faculdade de Motricidade Humana
FMH-BIBLIOTECA
Tese D 181 (Browse shelf) 0 Apenas consulta local
Tese Tese Reitoria - SDP
SDP-Teses
Teses de doutoramento ULisboa TD043 FMH MH1 1997 (Browse shelf) 3 Sem empréstimo

Silva, Kelo Marçal Correia da - Orientador. Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Educação Especial e Reabilitação. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. 1997. Compreende prova complementar.

O objectivo deste trabalho é demonstrar que parâmetros quantificadores da Funcionalidade, Esquema Corporal, Postura e Marcha do Amputado podem ser satisfatoriamente obtidos pela utilização de um questionário por nós desenvolvido, e que avalia em termos percentuais o perfil funcional do amputado, em conjunção com um método fotométrico desenvolvido por Ferreira & Correia da Silva (1994). Estes métodos de quantificação são simultaneamente aplicados a duas populações de indivíduos do sexo masculino, dextros, idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos e constituídas respectivamente por: (a) amputados de coxa por cirurgia não electiva, considerados reabilitados e utentes de prótese por pelo menos 18 meses e menos de 5 anos (b) não amputados e emparelhados, um a um, com os membros da outra população em termos da sua biotopologia e grupo etário. A Funcionalidade é avaliada exclusivamente com base no questionário, o Esquema Corporal é quantificado a partir do questionário e da fotometria utilizada em conjunção com o teste de Tonazo e a medida da curvatura cinesiológica tais como definidos em Tribastone (1991). A Postura e a Marcha são caracterizadas através dos parâmetros biomecânicos obtidos por fotometria. Assim, após a recolha de dados, verificou-se que os resultados apresentaram-se significativos entre os parâmetros avaliados pela estatística descritiva, donde concluiu-se que os instrumentos e métodos desenvolvidos, demonstraram-se exequíveis, eficazes e fiáveis para a avaliação dos amputados de coxa.

Click on an image to view it in the image viewer


© 2012, Universidade de Lisboa
Todos os direitos reservados - All rights reserved
Languages: