Normal view MARC view ISBD view

A relação pedagógica em educação física :

by Shigunov, Viktor
Published by : UTL-FMH, (Lisboa :) Physical details: 2 vols.; 30 cm Subject(s): Motivação | Análise do ensino | Relação professor-aluno | Educação | Doutoramento Year: 1991
    average rating: 0.0 (0 votes)
Item type Location Collection Call number Copy Status Date due
Tese Tese Faculdade de Motricidade Humana
FMH-BIBLIOTECA
Tese D 77 I (Browse shelf) 0 Apenas consulta local
Tese Tese Faculdade de Motricidade Humana
FMH-BIBLIOTECA
Tese D 77 II (Browse shelf) 0 Apenas consulta local
Tese Tese Faculdade de Motricidade Humana
FMH-BIBLIOTECA
Biblioteca Didática Tese D 78 I (Browse shelf) 0 Available
Tese Tese Faculdade de Motricidade Humana
FMH-BIBLIOTECA
Biblioteca Didática Tese D 78 II (Browse shelf) 0 Available
Tese Tese Reitoria - SDP
SDP-Teses
Teses de doutoramento ULisboa TD043 FMH CE1 1992 (Browse shelf) 5 Sem empréstimo

Provas concluídas em 12/5/1992

Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da - Orientador. Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Análise e Organização de Situações de Educação. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. 1991. Existe a prova complementar.

O objectivo do presente trabalho foi verificar a relação entre as intervenções afectivas e instrucionais dos professores e o gosto, satisfação e as atitudes dos alunos em aulas de educação física. A amostra foi de cem professores (n=100) e oitocentos alunos (800). Os professores foram observados na sua atuação pedagógica. Aos alunos foi perquirido para expressarem as suas opiniões frente à aula e à educação física. Foram criados instrumentos para a observação (Grelha de Observação dos Professores, GOP), e questionários para as respostas dos alunos.

Os dados obtidos foram tratados pela técnica multifactorial de Análise de Componentes Principais, seguida de classificação. Para análise das variáveis

consideradas preponderantes do estudo, sexo, habilitação profissional, idade do aluno, atitudes frente à aula e educação física, foi utilizada a classificação Automática. Os resultados apontam para agrupamentos de professores com intervenções distintas, tanto na intervenção afectiva como na instrucional. As variáveis sexo, habilitação profissional e ano de escolaridade, pareceram ser factores influenciadores na actuação pedagógica dos professores. A idade, o sexo e a actuação pedagógica do professor, afectiva e instrucional, indicaram serem fatores relevantes para a satisfação e desenvolvimento de atitudes positivas, do aluno, em relação à aula e à educação física.

Click on an image to view it in the image viewer


© 2012, Universidade de Lisboa
Todos os direitos reservados - All rights reserved
Languages: