Normal view MARC view ISBD view

O complementar com elementar no processo de treino e competição de uma equipa sénior de futebol

by Laranjo, Ricardo Boazinha
Published by : [s.n.] ([Cruz Quebrada]) Physical details: 129 p. il. Subject(s): Análise do jogo | Futebol --Sociedade União 1º de Dezembro | Lesão --prevenção e controlo | Relatório de estágio | Treino desportivo --metodologia | Treinador | Portugal --Sintra Year: 2018
Online resources:
    average rating: 0.0 (0 votes)
Item type Location Call number Status Date due
DVD DVD Faculdade de Motricidade Humana
FMH-Biblioteca Deposito
Tese M 3775 / DVD-ROM (Browse shelf) Available

Loc. ⇒ sala 2

Matos, Tiago Filipe Modesto - Orientador. Mestrado em Treino Desportivo. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. 2018.

O futebol é um fenómeno complexo, pois as equipas devem, numa relação de oposição, coordenar as suas ações para recuperar, conservar e fazer progredir a bola para zonas de finalização (Gréhaigne & Godbout, 1995). A estratégia consiste na forma como a equipa encara os obstáculos do ambiente, sendo esta definida como o plano de ações determinadas antes de um jogo para organizar as ações dos jogadores no confronto com o adversário (Grehaigne, Godbout & Bouthier, 1999).
Na modalidade de Futebol, tal como em muitas outras de carácter coletivo, a adaptabilidade comportamental de uma equipa carateriza o modo como esta altera o seu comportamento perante um conjunto de novos desafios ou problemas colocados pelo ambiente (Chan, 2000; Cohen & Baily, 1997). Esta adaptabilidade estabelece uma grande relação com o planeamento estratégico do treinador e com o comportamento tático dos jogadores. Garganta (2001) refere que o processo de recolha, coleção, tratamento e análise de dados obtidos, provenientes da observação do jogo, assume um papel cada vez mais importante no processo de otimização do rendimento dos jogadores e das equipas, pois permite uma melhor preparação para aquilo que é o confronto entre duas equipas no momento do jogo. Silveira Ramos, citado por Ventura (2013) refere que a elaboração de materiais técnicos para a sistematização dos procedimentos de observação no desporto tem de ser encarada como um contributo positivo, num quadro mais amplo do domínio do treino desportivo. Na S. U. 1º Dezembro, sendo a observação e análise de adversários ambos realizados por mim, estagiário do clube, optei por conceber um projeto que permitisse auxiliar a equipa técnica na perceção que tem no impacto do trabalho realizado nesta área de intervenção. Neste caso, a ideia passou pela realização de um estudo com o objetivo de perceber o efeito que a apresentação de vídeos dos adversários tem nos jogadores da equipa sénior da S. U. 1º Dezembro.

Click on an image to view it in the image viewer


© 2012, Universidade de Lisboa
Todos os direitos reservados - All rights reserved
Languages: