Normal view MARC view ISBD view

Relatório final de estágio profissionalizante realizado na equipa de juniores de futebol do Sport Lisboa e Benfica na época desportiva 2014-2015

by Melim, Hugo José Capontes
Published by : [s.n.] ([Cruz Quebrada]) Physical details: XVII, [148] p. il. 30 cm Subject(s): Alta competição | Fadiga | Futebol | Jovem atleta | Lesão --prevenção | Relatório de estágio --2017 Year: 2017
Online resources:
    average rating: 0.0 (0 votes)
Item type Location Call number Status Date due
Tese Tese Faculdade de Motricidade Humana
FMH-BIBLIOTECA
Tese M 3529 (Browse shelf) Available

Valamatos, Maria João de Oliveira - Orientadora. Mestrado em Treino Desportivo. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. 2017

Este relatório retrata o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular em futebol, integrado no Mestrado em Treino Desportivo, da Faculdade de Motricidade Humana e realizado no Sport Lisboa e Benfica – equipa de juniores – durante a época de 2014/2015.
O relatório inicia-se com uma caracterização do contexto de estágio e avança para revisão da literatura que suportou a nossa prática profissional, sendo centrada no modelo holístico de determinantes do desempenho desportivo de Bangsbo, Mohr, Poulsen, Perez-Gomez, and Krustrup (2006).
Após a revisão da literatura, segue-se a organização e gestão do processo de treino e competição. Este descreve a atividade profissional que foi desenvolvida nos domínios do planeamento e condução do processo de treino e competição, na definição e orientação de estratégias de recuperação e prevenção de lesões, e ainda no planeamento e organização do treino de força, velocidade, resistência e treino de não-convocados.
O projeto de investigação no futebol, teve como objetivo a caracterização do perfil isocinético de produção de força e o perfil de fadiga dos ISQ vs QUAD nos jovens atletas. O objetivo foi identificar potenciais indicadores de risco de lesão muscular e desenvolver estratégias que possam ajudar os atletas do clube a minimizar o risco de lesão.
A criação de posters informativos surge como proposta para um novo canal de comunicação entre o clube e os atletas, correspondendo à área da relação com a comunidade. Teve como principal objetivo a instrução técnica dos exercícios considerados nucleares ao treino de força de todos os atletas de formação que treinam na Caixa Futebol Campus.
Como principal conclusão do trabalho desenvolvido, podemos considerar de extrema importância o vasto conhecimento e a permanente aprendizagem que o treinador de futebol deverá garantir, de forma a obter sucesso profissional nas áreas determinantes do rendimento desportivo de equipas e de jogadores.

Click on an image to view it in the image viewer


© 2012, Universidade de Lisboa
Todos os direitos reservados - All rights reserved
Languages: